Dicas para um bom planejamento de vendas para o Natal

Por: editoracao
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As ruas da cidade já estão cheias de luzes e temas natalinos, chegou a hora de começar a planejar suas vendas de natal. E, você já planejou suas vendas? se ainda não, comece agora!  veja neste post, dicas para ajudar a construir um bom planejamento de vendas de Natal:

 

ESTABELEÇA METAS

Elas servirão de incentivo para os vendedores e de parâmetro para análise posterior. Verifique o movimento das vendas entre novembro e dezembro nos anos anteriores, faça uma média e, a partir disso estabeleça as metas para este ano.

 

PREPARE  A SUA EQUIPE

Sua equipe de colaboradores precisa estar alinhada. Além de informar as metas, você deve também preparar incentivos para que eles possam alcançá-las. Ofereça gratificações, bônus ou comissões para que sintam-se motivados a buscar os resultados. Prepare o cronograma de férias e folgas de forma que o desempenho da equipe não seja prejudicado.

 

PLANEJE

Planejar é um passo imprescindível! Seja o estoque de produtos ou serviços. A falta de preparo pode causar dois tipos de prejuízos: a falta 

ou o acúmulo de muitos produtos e serviços o qual pode acabar não dando conta e não entregar no prazo.

 

DECORAÇÃO

O seu estabelecimento precisa entrar no clima do Natal. Por isso, planeje tudo o que você pretende fazer em termos de decoração. Verifique se há enfeites de outras datas que podem ser aproveitados e o que será preciso adquirir. As cores tradicionais são vermelho e dourado, mas nada o impede de personalizar sua decoração de acordo com as cores de sua marca. Use a criatividade!

 

MARKETING E COMUNICAÇÃO

Por ser uma data especial, pede uma comunicação especial. De que forma você irá se comunicar com seu cliente? Enviará e-mail ou cartão impresso? Vai fazer a distribuição de flyers? Anúncios em redes sociais? Qual será o conteúdo? Planeje a sequência das informações, ou seja, o que você informará em cada um dos canais de comunicação escolhidos. Pense também em formas de fazer com que os clientes que compraram no Natal voltem a comprar depois. Realize ações para pegar dados dos consumidores para continuar se relacionando com eles durante o decorrer do ano.

 

Agora, mão na massa…já pode iniciar o seu planejamento junto com a sua equipe, não esqueça de pedir ideias e opiniões dos colaboradores. Planeje-se com antecedência e esteja à frente dos seus concorrentes.  Sucesso nas vendas de Natal!

 

Por Graciele Zuculoto
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